Lição 7

LIÇÃO 07 - REVELANDO O MISTÉRIO DA MORTE



DANIEL E OS RELATOS SOBRE A MORTE

O livro de Daniel narra determinadas histórias de que os servos de Deus, chegaram a ser ameaçados de morte (Daniel 3 e 6), entretanto, não temeram. Mas, porque será? Qual é a compreensão de morte que eles possuíam mediante a revelação das Sagradas Escrituras?

MISTÉRIO REVELADO EM CRISTO

1- O que Jesus diz ter em suas mãos? Apocalipse 1:18.
Nota: Jesus está dizendo que pertence a Êle a autoridade de dar a vida eterna, ou não.

2 - O que Jesus diz ser? João 11:25.
Nota: Isso mostra o poder que Cristo possui para dar a vida àqueles que Nêle acredita, por mais, que essas pessoas estejam mortas.

QUAL É A NATUREZA DO HOMEM

3 - Na criação, que dois elementos Deus uniu para que surgisse a alma vivente? Gênesis 2:7.
Resposta: ______________ + _____________ = alma vivente.
Nota: A Bíblia não diz que temos uma alma separada do corpo. A Palavra de Deus declara que somos uma alma vivente como resultado da combinação do pó da terra com o fôlego de vida.

Exemplo: A luz não existe se tiver apenas a lâmpada, nem, pode existir também, tendo apenas a energia elétrica. A luz é o resultado da soma da lâmpada com a energia elétrica.

Lâmpada + energia elétrica = LUZ
Pó da terra + Fôlego de vida = ALMA VIVENTE

4 - De acordo com a Palavra de Deus, o que ocorreria com a alma vivente se desobedecesse à vontade do Criador?
• Gênesis 2:16,17.
• Ezequiel 18:4,20.
Nota: A Bíblia diz claramente que: Alma vivente é a pessoa, e que todas as pessoas pertencem a Deus. E se elas pecarem, certamente receberão a morte como recompensa.

5 - Em Apocalipse 12:9 diz que o diabo é “o sedutor de todo o mundo”. Que mentira introduziu Satanás no jardim do Éden? Gênesis 3:4.
Nota: Satanás enganou nossos primeiros pais dizendo que a alma vivente (que era Adão e Eva) não morreria, ou seja, seria imortal. Mas, de acordo com a revelação bíblica, o único que possui a imortalidade é Deus (I Timóteo 6:15-16).

O QUE HÁ DEPOIS DA MORTE

6 - Em Apocalipse 2:8 Jesus se apresenta à igreja de Esmirna como “o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver”. Jesus sabe o que ocorre quando uma pessoa morre, pois ele passou por ela. O que compara Jesus a morte? João 11:11-14.
Nota: O Apóstolo Paulo também usa a mesma expressão (I Tessalonicenses 4:13-14). Assim sendo, a palavra “adormecer” ou “dormiu”, mostra um estado de inconsciência. Trata-se de um período que você não sabe o que está ocorrendo.

7 - Podem os mortos interferir no que os vivos fazem?
• Eclesiastes 9:5-6.
• Salmos 115:17.
• Jó 7:9-10.
Nota: Quando alguém morre, quebra-se a união que havia entre o pó da terra e o fôlego da vida (o pó volta ao pó, e o Fôlego de vida volta a Deus ), desaparecendo a vida consciente, ou seja, a alma vivente. Por isso, é impossível que os mortos apareçam aos vivos.

8 - Deus aprova a consulta de mortos por meio dos espíritas? Deuteronômio 18:10-12.
Nota: É claro que não, pois os mortos nada sabem e estão descansando na sepultura, para a ressurreição da vida ou morte eterna, como eles podem se manifestar?!!.

9 - Quem está por detrás de todas as artimanhas do espiritismo? II Coríntios 11:14; Apocalipse 13:13-14.

10 - Entrará na Nova Jerusalém os que praticam essa abominação e mentira? Apocalipse 21:27. Então, qual será o final deles? Apocalipse 21:8.

A VITÓRIA SOBRE A MORTE

Apocalipse 1:5 fala a respeito de nosso Senhor Jesus Cristo como “o primogênito dos mortos”, que na linguagem bíblica significa “o primeiro em importância”. A morte de Cristo é a primeira em importância, pois nos garante que haverá ressurreição e vida eterna para os crentes.

11 - O que Jesus prometeu para aquelas pessoas que morreram acreditando e cumprindo a vontade de Deus? Daniel 12:2; I Tessalonicenses 4:16.

12 - O que fará Jesus com a morte, no final de todas as cousas? I Coríntios 15:26.
Nota: Em João 3:16 o Senhor promete vida eterna só aos que Nele crêem. O diabo é tão mentiroso que quer nos fazer acreditar que mesmo não crendo e fazendo a vontade de Deus é possível viver eternamente. Isso é um engano!

13 - Quando Jesus dará a vida eterna aos fiéis?
• Depois de sua vinda - I Coríntios 15:51 a 53.
Nota: Àqueles que O aceitar, Jesus prometeu ressuscitá-los no último dia (João 6:54), quando sairão “para a ressurreição da vida” (João 5:28,29). E tanto os mortos em Cristo ressuscitados, como os vivos, serão transformados, e herdarão a nova terra que Jesus nos promete.

Decisão: Acredito de que os mortos nada sabem, e estão na sepultura, aguardando a ressurreição para a vida eterna, ou, para a morte eterna.

Oro para que os enganos quanto a esse tema não possa te envolver!!

Pr.Sidney