Lição 5

LIÇÃO 05 - A HISTÓRIA DO MUNDO EM UM SONHO - PARTE 2


INTERPRETAÇÃO DA CONTINUAÇÃO DO SONHO
Nesta lição estudaremos detalhadamente, o reino divido e a Pedra do sonho do cap. 2.

Pés de ferro misturado com barro - No estudo anterior vimos que esse novo reino (Europa), apareceu devido a divisão do império romano. A Palavra de Deus através da profecia de Daniel, diz que é “um reino”, porém, “um reino dividido”; então, devemos procurar não vários reinos na Europa, mas sim, um reino que fora dividido, com características totalmente distintas entre eles. Com a queda do Império Romano, o papa passou a ser como o Imperador Supremo (e os reis eram seus vassalos), e dominador das demais nações, no aspecto religioso e político. Para se estabelecer como rei na Europa, necessitava ter a coroação do Papa; senão, certamente, esse reino seria tomado. Então o único reino que seria dividido é o Roma Pagã (que são as nações oriundas da dissolução do império Romano) e Roma Papal (o barro dos pés da estátua).

1 - Embora o ferro e o barro representa reinos, eles são diferentes? Daniel 2:42.
Nota: O poderio Político (representado pelo ferro, é forte. Assim como o ouro, a prata e o bronze), e o poderio Religioso (representado pelo barro, o qual é frágil).

O fato de possuir o barro de oleiro (que é um novo elemento adicionado, distintivo dos demais) o caracteriza como frágil. O barro de oleiro têm uma conotação religiosa, como por exemplo: Isaías 29:16; 41:25; 45:9; 64:8; Jeremias 18:2-6; 19:1;10-11; Lamentações 4:2 e Romanos 9:21. O barro também é um poder, só que, com características religiosas, o qual está ligado com o ferro que vêm das pernas da estátua. E o único poder religioso vindo de Roma (ferro das pernas), é a Igreja Católica Apostólica Romana, com sede no Vaticano, em Roma, na Itália. A força da religião Católica não é a fé, e sim, a política. A Igreja é um estado político, o Vaticano é um país independente, o qual pensa e trabalha como sendo um órgão político. Para se ter uma idéia quanto a ligação entre o Império Romano com a Igreja Católica, além do nome que carrega, as arquidioceses da Europa têm suas sedes nas cidades que eram locais das capitais das províncias européias dominadas pelo Império Romano.

2 - O ferro com o barro estariam misturados e unidos? Daniel 2:43.
Nota: O texto diz que o reino político (representado pelo forte ferro, que são as nações européias) e religioso (representado pelo barro que identifica a Igreja Católica Romana) estariam misturados porém não unidos. Os reis europeus são todos primos, misturaram mediante casamento reais, afim de fortalecer a supremacia papal, porém, não são unidos.

Quanto mais se aproxima do fim, mais as nações se unem com esse fim, como por exemplo: Onu, Otan, Mercosul, Mercado Comum Europeu e Sam (Pacto da Ásia); cujos objetivos é a nova ordem mundial. E a profecia diz que será justamente nos dias dessas nações, que Deus suscitará o seu reino.

A Pedra
4 - Leia os textos Daniel 2:34-35; e 44-45.
Nota: O último período da história é o estabelecimento do reino de Deus sobre a terra, e a eliminação total das demais nações. O significado da estátua mostra claramente o controle de Deus na história, instituindo ou depondo reis, elevando ou derrubando as nações, mas por fim, independente dos atos praticados por essas nações, Deus por estar no controle, estabelecerá o Seu reino o qual será e é eterno.

Descrição da Estátua     Interpretação Profética (Reinos)
Ouro                                 Babilônia (606 a 539 a.C.)
Prata                                 Medo-Persa (539 a 331 a.C.)
Bronze                              Grego-Macedônico (331 a 168 a.C.)
Ferro                                Romano (168 a.C. até 476 d.C)
Ferro e                             Roma Pagã (Europa) - (476 d.C até hoje)
Barro                                Roma Papal (538 d.C até hoje)
Pedra                                Reino de Deus ( ? )

ANALISANDO A PEDRA

5 - O que é representado tanto no Velho como no Novo Testamento como sendo uma Altíssima Montanha? Isaías 14:12-15; Apocalipse 21:10.

6 - Que cidade se torna símbolo do céu? Que cidade há ligação com o Monte Santo de Deus? Salmos 48:1-3; Ezequiel 40:2; Apocalipse 21:10.

7 - Que pessoa é representada como pedra? Salmos 118:22; Isaías 28:16; Zacarias 3:9; Atos 4:11.

8 - De que lugar Jesus virá para buscar àqueles que o aceitaram? I Tessalonicenses 4:16; Apocalipse 1:7; Mateus 24:30-31.
Nota: Se a Pedra está ligada com Cristo, o Monte está ligado com o Céu, e a Cidade de Jerusalém ligada ao Monte, isso quer dizer que, Cristo virá nesta terra para destruir a estátua, e esta terra tornará o céu através da cidade da Nova Jerusalém, como relata Apocalipse 21:2. A Nova Jerusalém descerá do céu, e aqui neste mundo, o qual será devidamente purificado, será o trono de Deus (Altíssima Montanha).

Aplicação: Vimos então que a estátua representa na totalidade, os acontecimentos históricos da humanidade, representada pela Babilônia, Medo-Persa, Grécia, Roma, Roma Pagã (Europa) e Roma Papal; entretanto aparece mais um elemento nessa história - A Pedra.

É interessante notar, que a pedra cai sobre que lugar da estátua? Nos pés!! Justamente no período da história em que estamos vivendo (pois, os demais impérios já passaram). No sonho foi visto metais, o que não se aplica ao barro e a pedra. Assim como há semelhanças entre os metais do ouro ao ferro, o mesmo, ocorre com o barro e a pedra. Entretanto, o barro e a pedra estão ligados na semelhança religiosa. Se a pedra representa o reino de Deus, e trata de algo real porém de caracter religioso, o barro representa o reino dos homens, o que também é real e de caracter religioso, que existe para imitar o verdadeiro Reino de Deus.

Decisão: Acredito de que o barro não é apenas um poder político como os demais, sobretudo, é um poder religioso que veio de Roma, e está em contrafação com o poder divino. E, no período da história estabelecido por Deus, esse poder será destruído por Jesus Cristo.

Oro por suas decisões depois desse estudo!!

Pr. Sidney