Lição 2

LIÇÃO 02 - DEUS NO CONTROLE DA HISTÓRIA



QUEM ESTÁ NO CONTROLE DA HISTÓRIA?

O livro de Daniel começa narrando a história da posse do Rei Nabucodonossor, para com a cidade de Jerusalém. O poder do exército babilônico, foi tão grande, ao ponto de dominar o exército judeu “os quais diziam ser Filhos do Deus Altíssimo”. Por isso, em demonstração de que o deus babilônico (Marduk) era mais forte que o Deus de Israel, eles saquearam os utensílios da Casa do Senhor, e colocaram em exposição no templo do seu deus, para que todos os babilônicos pudessem saber que Marduk é o maior. Será que de fato, é Marduk quem está controlando a história? Será que estamos adorando ao Deus errado?.

1 - Quem de fato permitiu que Nabucodonossor saísse vitorioso dessa batalha? Daniel 1:1-2.

2 - Quem é que estabelece reis e nações? Daniel 2:21,37.
Nota: Em outras palavras, foi Deus que entregou Judá para Nabucodonossor; Foi Deus que permitiu que ele pegasse os utensílios do templo. O rei Babilônico até poderia pensar: “Eu consegui!!!”, ou, “Meu deus é o maior!!”; porém, o Deus de Israel apresenta: “Eu que te entreguei!!”. O ato de Deus entregar e estabelecer qual é a nação ou rei que deve governar, mostra que Êle é quem está no controle da história da humanidade. Deus não está distante, nem da história, e muito menos da humanidade; Êle acompanha todos os passos que o mundo dá. É importante saber de que o livro de Daniel começa mostrando que “Deus está no controle da história”.

A VIDA DO JOVEM DANIEL

3 - Quais eram algumas características dos jovens hebreus, sobretudo, de Daniel? Daniel 1:3 e 4.
Nota: Daniel tinha por volta de seus 17 a 18 anos de idade, e era “de linhagem real ou nobre”, “sem nenhum defeito”, “de boa aparência” e “inteligente”. A coisa mais importante em sua vida era desfrutar da companhia dos amigos, dos momentos da alegria em família, ter a felicidade de ser livre e de possuir sonhos, e quem sabe, ter uma casa, uma esposa, filhos e alguns bens com a Graça de Deus.

Daniel não era diferente de você, e nem de mim. Ele possuía sonhos para a sua vida. Mas um dia, um exército inimigo invadiu a sua cidade e os seus sonhos, eles mataram algumas pessoas, os sagrados utensílios da Casa do Senhor foram saqueados, e ele, tornou-se um prisioneiro. Esse jovem teria tudo para amaldiçoar a Deus, poderia não ter alegria de louvar ao Senhor mediante tanta dor e sofrimento. Mas ele não fez isso, porquê?.

4 - O que Jesus disse que encontraríamos no mundo? Teríamos facilidades? João 16:33.

5 - Qual é a orientação divina para aqueles que passam por dificuldades? Apocalipse 2:10.
Nota: Esses Jovens eram “FIÉIS” a Deus, mesmo mediante as dificuldades e sofrimentos que estavam passando, pois sabiam que apesar dos pesares, é Deus que está no controle da história e da humanidade, e no devido tempo, Êle irá interferir trazendo o juízo.

6 - Vendo que esses Jovens mesmo assim permaneciam fiéis a Deus, quais foram as formas utilizadas por Satanás afim de que eles viessem a desviar do Deus verdadeiro para a religião pagã dos babilônicos? Daniel 1:4, 5 e 7.
Nota: Podemos perceber diante o relato histórico, que Daniel e seus amigos permitiram conhecer a cultura dos Caldeus (mencionado no v.4), e a alteração de seus nomes (citado no v.7), porém, àquilo que fere diretamente a sua comunhão com Deus, obediência e temor, isso eles não fizeram (mencionado no v.5). Pois receber um nome pagão, aprender sobre os pagãos, isso não os tornava um pagão, mas se participasse daquela comida, eles estariam desonrando a Deus (veremos no estudo nº 03).

A MUDANÇA DOS NOMES

• Daniel - “Deus é meu juiz”; passou para Beltessazar - “Que bel proteja sua vida” (Bel é equivalente a Baal e a Marduk, é um deus supremo).

• Hananias - “A graça de YHWH”; passou para Sadraque - “A ordem (comando) de Aku” (deus da lua dos babilônicos).

• Misael - “O que Deus é”; passou para Mesaque - “O que Aku é”.

• Azarias - “YHWH ajudou”; passou para Abede-Nego - “Servo de Nego” (equivalente ao deus Nabu, deus da sabedoria).

DEUS O CONTROLADOR DA HISTÓRIA

7 - O que Deus controla? Jó 38:4, 8-11, 24-41.

8 - Quem é que sabe o fim da história? Atos 1:7.
Nota: Deus não é apenas o criador de todas as coisas, como também, o mantenedor de tudo até o final da história.

Decisão: Diante o que estudei, acredito que o mundo não está a deriva, e nem, que Deus está ausente dos acontecimentos aqui ocorridos com os seres humanos, os quais foram criados a “sua imagem e semelhança”.

Acredito também que Daniel é um modelo de cristão para a minha vida. Por que, ele tinha uma firme fé em Deus, tanto nos momentos alegres, como na adversidade. Sei agora, de que, quando passo por dificuldades, Deus não se ausenta de mim, Êle continua acompanhando todos os momentos de minha vida, por que, Êle têm o controle da história da humanidade.

Continuo orando por você!!


Pr.Sidney