Lição 1

LIÇÃO 01 - LIVRO DE DANIEL, UMA HISTÓRIA PROFÉTICA


Quem escreveu o livro de Daniel
O nome do livro é “DANIEL”, o que significa “DAN”= Meu Juiz, e “EL” = Deus (por isso, o livro é muito mais do que belas histórias vividas pelo principal personagem, mas também, um tipo de fatos que ocorrerão). Daniel escreveu esse livro entre o período de 605 a 536 a.C. O próprio capítulo 1 de Daniel mostra a totalidade desse tempo, pois em Daniel 1:1 apresenta um evento ocorrido em 605 a.C. (3º ano do reinado de Jeoaquim) e em Daniel 1:21 um evento em 539 a.C. (reinado de Dario). Com isso, o capítulo 1 de Daniel, é uma apresentação de sua obra.

Como entender as profecias

1 - O que diz em Apocalipse 1:1?
Nota: Esse termo apocalíptico “revelação”, tanto aplicado em Daniel e ao Apocalipse de João, baseia-se em uma revelação divina, a qual é dada de maneira sobrenatural. O livro de Daniel pode ser chamado como: “Apocalipse do Velho Testamento”.

2 - Há semelhanças na forma da revelação recebida por Daniel e João? Compare Daniel 2:19 e 7:1 com Apocalipse 1:10; 4:2; 17:3 e 21:10.

3 - Como a Bíblia diz que o profeta recebe a revelação divina? Números 12:6.

4 - Em que estado fica o profeta ao receber a visão? Daniel 10:8,9 e 17.
Os livros apocalípticos (Daniel e Apocalipse), além de serem dados de forma sobrenatural, eles descrevem os eventos que irão ocorrer na história humana desde o tempo do profeta, até a consumação da história seguida do estabelecimento do reino de Deus.

5 - Que método usava Jesus para explicar as profecias? Lucas 24:27.
Nota: Jesus buscou o que os outros escritores haviam escrito sobre o tema. Seu método, sem dúvida, é o correto, pois permite que a própria Bíblia se explique a si mesma.

6 - Mesmo sendo revelada de forma divina, foram homens que escreveram a Bíblia, não podem eles terem relatado algo a mais ou a menos? II Timóteo 3:16; II Pedro 1:21.
Nota: O que o texto diz é que além do fato das histórias e profecias mencionadas na Bíblia, serem dadas por revelação divina, Deus inspira os profetas para escreverem de acordo com aquilo que foi revelado.


7 - Por que o livro de Apocalipse e de Daniel apresentam muitos símbolos, e Jesus falava por parábolas? Lucas 8:10.
Nota: Se os livros de Daniel e Apocalipse fossem escritos de forma clara, os inimigos de Deus teriam destruído. Os símbolos não impedem a compreensão, porque a Bíblia nos dá o seu significado. Veja por exemplo alguns deles:
Símbolos Bíblicos
Daniel 7:23 (Animal)
Zacarias 6:5 (Vento)
Apocalipse 17:15 (Águas)
Efésios 5:22-25 (Mulher)
Ezequiel 4:6-7 (Dia Profético)
Jeremias 4:13 (Asas de Águia)
Daniel 8:20-22 (Chifres)
Zacarias 1:8-10 (Cavalos)
Nota: Por isso, quando em Apocalipse aparece um animal subindo das águas, mostra que na realidade, trata de um PODER, que emergirá dos POVOS. E alguns por pensar que aparecerá um animal literal, ficam com medo de estudar os livros apocalípticos, não sabendo a vontade de Deus para sua vida mediante os fatos vindouros.

Autoridade da Profetica Bíblica
8 - Quanta segurança existe na palavra profética? II Pedro 1:16,18-19.
Nota: Possui a certeza de que ela vêm de Deus, e irá cumprir-se.


9 - Qualquer pessoa pode ter sonhos e visões, e nem por isso, ser um profeta verdadeiro. Qualquer pessoas pode simular um estado de enfraquecimento quando recebe as visões e os sonhos, e nem por isso, trata-se de um profeta de Deus. Será que há algo que possamos verificar qual é o profeta verdadeiro? Isaías 8:20.

10 - De que coisas Deus nos adverte ao interpretar a profecia? II Pedro 1:20 e Apocalipse 22:18-19.
Nota: A falta de sinceridade, e não ouvir o que a Palavra de Deus fala por si só, priva as pessoas da capacidade de entender a mensagem profética, por isso é que para muitos a revelação profética parece obscura e fechada (ver Isaías 29:10-14; Mateus 13:14).


Decisão: Você reconhece que Daniel a semelhança do Apóstolo João, foi usado por Deus, a fim de relatar as coisas que em breve irão ocorrer; E quer compreender tudo o que Deus falou por meio desse profeta, afim de saber qual é a vontade divina para a sua vida hoje?


Estarei orando por você!!


Pr.Sidney