Lição 6

LIÇÃO 06 - DANIEL ANUNCIA A VOLTA DE JESUS



Como estudamos anteriormente, a vinda da Pedra que destruirá os pés da estátua, e depois toda ela, é também uma representação do retorno glorioso de Cristo Jesus, bem como, a edificação do seu reino eterno (Nova Jerusalém). Tanto o livro de Daniel como o de Apocalipse aponta para o retorno de Jesus, e o fim do grande conflito entre o bem e o mal, e o momento em que Satanás e os seus demais seguidores serão destruídos.

COMO VOLTARÁ JESUS

1 - Jesus Cristo declarou de que a Sua Segunda vinda será secreta? Mateus 24:23-27.
Nota: Não há nada de secreto nos relâmpagos, apenas você não sabe quando vai ocorrer. Jesus usou essa figura para dizer de que virá de forma pública, pois todos podem ver o relâmpago, porém, não conseguem identificar com precisão o lugar do seu aparecimento.

2 - Será mesmo a Volta de Jesus de forma pessoal e visível?
• Em forma pessoal - Atos 1:11.
• Em forma visível - Apocalipse 1:7.

3 - Quem acompanharão a Jesus? E o que farão esses acompanhantes? Mateus 24:31.
Nota: Os anjos recolherão a todos os escolhidos ou fiéis. Os que morreram amparados pela graça de Deus, tendo aceitado a Cristo como Salvador, ressuscitarão (I Tessalonicenses 4:13-16), e formarão um mesmo grupo com os fiéis crentes em Jesus que estiverem vivos. Todos serão levados à nuvens para o encontro do Senhor (pelos anjos), e sempre estar com Êle (I Tessalonicenses 4:17).

ENGANOS ACERCA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Você ficaria surpreso com a idéia de que Satanás irá enganar as pessoas a respeito da segunda volta de Cristo? Na primeira vinda de Cristo, Satanás tentou matá-lo, endurecendo o coração do Rei Herodes, para que pudesse exterminar todas as crianças menores. Hoje, o inimigo de Deus conseguiu colocar a ignorância, o erro e o desinteresse, e o povo está vivendo sem se preocupar com a real eminência da Volta de Jesus, e o preparo para esse dia.

4 - Por ocasião da Segunda Volta de Cristo haveria uma falsificação? Mateus 24:4,5.

5 - Que Classe de espíritos faria grandes enganos? Apocalipse 16:13,14.

6- Quem haveria de transformar-se em anjo de luz, e o que acontecerá com ele ao vir Jesus?
• II Coríntios 11:14.
• II Tessalonicenses 2:8-10.
Nota: Nestes versos sugerem a idéia de que o diabo tratará de enganar imitando a segunda vinda de Cristo. Não devemos esquecer de que Mateus 24:24 Jesus disse que apareceriam falsos cristos.

OS PROPÓSITOS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

7 - De acordo com Apocalipse 22:12 e Daniel 2:44 para que Jesus virá?.

8 - Qual será a reação dos infiéis (aqueles que não aceitaram tudo aquilo que Deus pede)? Qual será a reação dos justos (aqueles que aceitaram fazer toda a vontade de Deus)?
• Os infiéis - Apocalipse 6:14-17.
• Os fiéis - Isaías 25:8-9.
Nota: Jesus não vêm para buscar os mais ricos, os mais bonitinhos, o seu resgate dará pela aceitação ou rejeição do povo em viver de acordo com a vontade de Deus.

9 - O que preciso fazer para realizar a vontade de Cristo e de Deus para ser salvo quando Êle voltar?
• Mateus 7:21-23.
• Mateus 7:24-27.
Nota: O que realmente precisamos para realizar a vontade Divina é: o respeito e fidelidade a Suas leis, bem como, com a Sua Palavra.

O QUE ACONTECERÁ DEPOIS

10 - Qual é a recompensa de Jesus para os justos, após a Sua Segunda Vinda?
• Apocalipse 21:4.
• Apocalipse 21:27.
Nota: O que torna o céu mais atrativo para você? Seria as portas de pérolas, ou as ruas de ouro? Não, o céu nos atrai porque ali poderemos ver Aquele que nos amou tanto, que deu a si mesmo para morrer por nós.

A nossa maior alegria é estar ao lado de Cristo, e junto Dêle, não teremos mais dor, sofrimento ou morte, e assim permaneceremos por toda a eternidade.

Decisão: Ao estudar a Palavra de Deus, e ver que Jesus de fato irá voltar, quero fazer parte do grupo de pessoas que estão preparadas para subir com Êle. Se, estiver vivo nessa ocasião, farei parte dos fiéis vivos; Porém, se falecer antes desse evento, farei parte do grupo de fiéis que irão ressuscitar.

Mas, não quero apenas estar preparado individualmente, quero levar toda a minha família a realizar a vontade de Deus, e aguardarmos o encontro com Êle por ocasião de Sua Segunda Vinda.

Que o Espírito Santo lhe ilumine em tua decisão!!

Pr. Sidney