Lição 4

LIÇÃO 04 - A HISTÓRIA DO MUNDO EM UM SONHO - PARTE 1



O SONHO DO REI NABUCODONOSSOR

É possível que o sonho foi visto mais de que uma vez. No mundo antigo o sonho tinha um aspecto especial, pois acreditava na revelação dos deuses, e na Babilônia possuía até um livro dos sonhos, e muitos reis chegavam a dormir no templo para facilitar as inspirações de seus deuses. E o fato dos sonhos repetirem, indicava a grande importância dos deuses para o rei.

Não sabemos se Nabucodonossor havia esquecido completamente do sonho, e só tinha a impressão de algo que sonhou; ou, se ele esqueceu. Mas, na realidade, parece que a sua grande preocupação era quanto a interpretação.

1 - Quem foi que revelou os mistérios? E o que significa o sonho que tivera? Daniel 2:28-29.
Nota: O sonho tratava-se de todos os eventos que iriam ocorrer desde o período do rei babilônico até o tempo do fim (identificado como: “últimos dias”).

DESCREVENDO O SONHO DA ESTÁTUA

2 - Qual foi o sonho que o rei teve? Daniel 2:31 a 35.
“Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma _____________ estátua; esta, que era ___________ e de extraordinário _______________, estava em _____ diante de ti; e a sua _______________ era _______________”.

“A cabeça era de fino __________, o peito e os braços de _________, o ventre e os quadris, de _____________; as pernas, de __________, os pés, em parte, de ____________, em parte, de ____________”.

INTERPRETAÇÃO DO SONHO

As Características da Estátua - Aquela estátua era “imensa”, de “excelente esplendor”, estava em “pé” (posição vertical) e de “aparência terrível”. Nota que há um simbolismo referente as características peculiares a cada nação: reino (v.37), poder, força e glória.

Estátua (Daniel 2:31)                     Significado (Cf. Daniel 2:37)
Imensa                                                      Reino
Esplendor                                                  Poder
“de pé”                                                      Força
Aparência                                                 Glória
  terrível

A Cabeça de Ouro
3 - Quem era a cabeça de ouro? Daniel 2:37 a 38.
Nota: É importante saber que a representação de Reis com Reinos citada em Daniel 2:42,44; 7:17, são sinônimos; Assim sendo, Nabucodonossor era a própria personificação do Império Babilônico. O historiador Heródoto, que viveu cem anos após a Babilônia ser destruída, fala que a quantidade de ouro nesse império era imensa, tanto é verdade tal fato, que a estátua construída no capítulo 3 de Daniel era toda de ouro puro, e o profeta Jeremias faz a comparação da Babilônia com um copo de ouro (Jeremias 51:7). Todo o período de domínio Babilônico foi de +/- 606 a.C. até 539 a.C., um total de 67 anos de supremacia imperial.

Os Braços e Peitos de Prata
4 - Quem seria representado pelos braços e peitos de prata? E que característica distintiva teria? Daniel 2:39.
“Depois de ________, se levantará _____________ reino, _________________ ao teu;...”.
Nota: É identificado por Daniel como sendo um reino posterior ao Babilônico, o qual, historicamente se cumpriu atravês do Império Medo-Persa. Seu reino foi inferior em luxo e magnificência (assim como a prata é inferior ao ouro), devido a grande extensão. Adotaram a cultura da civilização babilônica, por serem pobres culturalmente. Além disso, a prata era o valor monetário do Império Medo-Persa. Todo o período de domínio Medo-Persa foi de +/- 539 a.C. até 331 a.C., dando um total de 208 anos de controle imperial.

Ventre e Quadris de Bronze
5 - Qual seria a característica específica desse terceiro reino identificado como de bronze? Daniel 2:39.
Nota: Esse reino foi de Alexandre “O Grande”, do Império Grego-Macedônico ou Helenístico, e por seus sucessores. Foi o império mais extenso do mundo até aquele tempo, abrangendo a língua, cultura, arte e religião das demais nações conquistadas, e até os reinos posteriores (Roma). O bronze e ferro são metais para a guerra, ou poderio militar, enquanto o ouro e a prata, tem mais haver com o poderio financeiro. Em Ezequiel 27:13 diz que o bronze era usado entre os gregos como objeto de troca, no comércio. Todo o período de domínio se estendeu de +/-331 a.C. até 168 a.C., com um total de 163 anos de domínio.

Pernas de Ferro
6 - Qual é a característica marcante desse quarto reino? Daniel 2:40.
Nota: Dentro da seqüência histórica, o próximo império foi o Império Romano. Tudo que pode-se conhecer da história romana confirma a descrição de que a sua grande extensão conquistada foi devido a sua força e temor que infundia diante o número do poderio bélico que possuía. O período de seu domínio foi de +/- 168 a.C. até 476 d.C, com um total de 644 anos de supremacia imperial. Foi justamente nesse período que Jesus Cristo nasceu, e foi morto, bem como os discípulos e os cristãos primitivos, os quais chegaram a ser executados cruelmente.

Pés de ferro misturado com barro
7 - O que teria a seguir? Daniel 2:41 a 43.
Nota: A história nos mostra que houve uma divisão do Império Romano, vindo a formar a Europa. Mas a extensão férrea das pernas para os pés, simboliza a continuação dos conceitos característicos de Roma na Europa Ocidental (que estudaremos na próxima lição). O período de poder desse reino estende de +/- 476 d.C até os nossos dias.

Decisão: Acredito que de fato, através desse sonho, Deus mostrou ao rei Nabucodonossor os eventos que iriam acontecer desde o período de seu reino até os finais dos tempos, período o qual, estou vivendo.

Permaneço orando por você!!!

Pr.Sidney